Vídeo inédita mostra orcas perseguindo e matando baleias-azuis
Baleias-azuis são os maiores animais da Terra. Elas podem pesar até 33 toneladas, o equivalente ao peso de 33 elefantes
Eles estão acompanhando a ação das orcas no ecossistema marinho australiano para compreender qual é o impacto disso. A descoberta foi publicada na última edição da revista científica Marine Mammal Science e pode ajudar, inclusive, a garantir proteção às baleias-azuis, animais ameaçados de extinção.
Cientistas gravaram orcas caçando baleias-azuis em bando
Outro ataque ocorreu dias depois, resultando na morte de um filhote de baleia-azul, que resistiu bravamente por 15 minutos de ataque. Pesquisadores afirmam que as fêmeas adultas são mais propensas a iniciar ataques por terem filhotes para alimentar.
Há também, no relatório da pesquisa, o detalhamento de outros assassinatos de filhotes de baleia-azul na mesma região, um em 2019 e outro em 2021. É o primeiro registro do tipo já feito.
Orcas: as baleias que na verdade são golfinhos
As orcas, nome popular da Orcinus orca, é o maior membro da família dos golfinhos. Grandes predadores, as orcas fazem dieta constituída normalmente de peixes, lulas e outras baleias dentadas.
O apelido de "baleias assassinas" foi recebido há anos, quando antigos marinheiros notaram que grupos de orcas estavam atacando espécies de baleias maiores, segundo a Whale and Dolphin Conservation, uma organização sem fins lucrativos dedicada à conservação e bem-estar de baleias, golfinhos e botos.
As orcas têm uma rede complexa de habilidades sociais, o que as torna formidáveis. A caça é feita em grupos, dando a elas maior capacidade para derrubar presas por vezes maiores.
Baleias-azuis correm risco de extinção
Baleias-azuis são os maiores animais da Terra. Elas podem pesar até 33 toneladas, o equivalente ao peso de 33 elefantes, de acordo com o World Wildlife Fund. Apesar de sua imponência, parece que não estão no topo da cadeia alimentar marítima.
Isso causa preocupação, já que a espécie está ameaçada de extinção em virtude da crise climática, da perda de seu hábitat natural e do enredamento em artes de pesca.
Estudos apontam que a ação predatória das orcas tenha impedido a recuperação da população de baleias no noroeste do Pacífico. O pesquisador John Totterdell, do Centro de Pesquisa de Cetáceos, afirma que o estudo associado a uma pesquisa recente mostra a necessidade de determinar o impacto das orcas no ecossistema marinho.
+ A cobra mais venenosa do mundo Taipan-do-interior
+ Confira as 7 curiosidades sobre a Ilha das Cobras
+ Confira as 10 cobras mais venenosas do mundo
+ Confira os 6 insetos mais violentos do mundo
+ Curiosidades sobre a raríssima lagosta azul
+ Os animais mais esquisitos do mundo
Fonte: megacurioso Fotos: Divulgação