Top 6 curiosidades sobre a aves de rapina Harpia
Harpia é uma gigante predadora, especialista em capturar serpentes, macacos e preguiças com suas garras de 13 centímetros de comprimento
Na mitologia grega, as harpias eram consideradas as mensageiras dos deuses, descendo à Terra para castigar mortais que tivessem cometido crimes. É uma das mais raras espécies de aves da fauna latino-americana, e corre sério risco de extinção. Conheça 6 curiosidades sobre essa incrível ave de rapina.
1. Uma dieta baseada em animais
Esta gigantesca ave de rapina é também uma ótima caçadora. Ela é capaz de ficar horas parada vigiando sua presa até atacá-la, de uma maneira muito precisa e rápida, apesar no seu tamanho. Seus alimentos favoritos são as serpentes e mamíferos como filhotes de veado, tatus, preguiças, cotias e macacos.
2. Ela é uma ave monogâmica
Outra curiosidade é que as harpias costumam formar casais que ficam juntos pela vida toda. As fêmeas têm um período anual de reprodução, que se estende de setembro a novembro.
Os casais, aliás, são bem "modernos": além de os machos serem menores que as fêmeas (eles medem cerca de 60 cm, enquanto elas medem em média 90 cm), é ela que sai para caçar e o parceiro que permanece no ninho cuidando dos filhotinhos.
3. Características de um animal tropical
As harpias são animais latino-americanos: seu principal habitat são as florestas tropicais. Elas podem ser encontradas por toda a América Latina, em uma extensão que vai desde o México, passa pela Bolívia, pelo Brasil e segue até o norte da Argentina.
Como habitam as florestas, estas aves são fortemente ameaçadas pela destruição ambiental. Além de sofrerem consequências por questões como o desmatamento, elas mesmas são alvo da caça predatória.
4. Sua caça é extremamente inteligente
A harpia executa também uma estratégia para a sua caça que é considerada muito inteligente. Isto porque, mesmo sendo muito forte, ela é também bastante silenciosa e veloz (seu voo pode chegar até 80 quilômetros por horas). A ave costuma voar baixo e caçar usando as garras enquanto dá um rasante.
Sua precisão na caça também é fruto de sua excelente visão. Ela consegue ver qualquer coisa que meça menos de 2 centímetros e que esteja a 200 metros de distância.
5. A vida longa das harpias
A harpia costuma viver em média 40 anos, um tempo bastante extenso para uma ave. Quando se reproduz, ela costuma colocar 2 ovos que passam por um período de incubação de 52 dias. Mas, dos filhotes, apenas um consegue sobreviver - isto por conta do cainismo, um comportamento agressivo, típico das aves de rapina, em que um irmão mata o outro. A palavra, aliás, deriva de Caim, filho de Adão e Eva, da tradição bíblica, que teria matado seu irmão Abel.
6. Sua importância enquanto símbolo na América Latina
Por ser grande e majestosa, a harpia se tornou um símbolo de força e de poder em muitos brasões e bandeiras produzidos em várias culturas. Ela é considerada a ave nacional do Panamá, e estampa o brasão deste país. Já no Brasil, ela figura dentro do brasão dos estados do Paraná, de Mato Grosso, do Rio de Janeiro, e outros.
+ A cobra mais venenosa do mundo Taipan-do-interior
+ Confira as 7 curiosidades sobre a Ilha das Cobras
+ Confira as 10 cobras mais venenosas do mundo
+ Confira os 6 insetos mais violentos do mundo
+ Curiosidades sobre a raríssima lagosta azul
+ Os animais mais esquisitos do mundo
Fonte: megacurioso Fotos: Divulgação