Cães de rua podem entender gestos de humanos

Será que os cães de rua, sem nenhum adestramento, têm a mesma reação ao se depararem com um estranho?


Os cachorros criados em casa e que passaram por um treinamento mínimo geralmente são capazes de entender os gestos e comandos humanos. Mas será que os cães de rua, sem nenhum adestramento, têm a mesma reação ao se depararem com um estranho?

Essa dúvida costuma deixar muitas pessoas assustadas ao encontrar animais que vivem em situação de rua. Com medo de serem atacadas, algumas delas podem até reagir de forma violenta diante de bichos desconhecidos para se protegerem.

Para responder à questão, a especialista em comportamento animal Anindita Bhadra conduziu um estudo com cerca de 160 cães que vivem nas ruas de cidades da Índia. No experimento, os animais foram colocados diante de dois potes tampados, um contendo frango cru e o outro trazendo apenas o cheiro do alimento.
Será que os cães de rua, sem nenhum adestramento, têm a mesma reação ao se depararem com um estranho?
Há cerca de 20 milhões de cães de rua no Brasil. (Fonte: Shutterstock)Há cerca de 20 milhões de cães de rua no Brasil. (Fonte: Shutterstock)

Na sequência, um segundo integrante da equipe de pesquisa, que não sabia qual conteúdo estava presente em cada pote, aparecia apontando para um dos recipientes, como se estivesse dando um comando para os animais. A ação podia durar um segundo ou acontecer por mais tempo e as mãos da pessoa não ficavam próximas às tigelas. Reagindo aos comandos

Aproximadamente metade dos cachorros envolvidos no estudo não chegaram perto dos potes. Muitos deles, inclusive, apresentavam sinais de ansiedade, o que provavelmente era fruto de experiências negativas com os humanos em outras ocasiões, de acordo com Bhadra.

Já a outra metade dos participantes seguiu o comando do pesquisador e se aproximou do recipiente. Destes, 80% foram na direção exata da tigela indicada por ele, mesmo que o sinal de apontar o dedo tenha durado apenas um segundo e que não houvesse nada na vasilha, entendendo o gesto humano.
Cães de rua podem entender gestos de humanos
Cães treinados têm mais facilidade para entender os comandos. (Fonte: Shutterstock)Cães treinados têm mais facilidade para entender os comandos. (Fonte: Shutterstock)

O mesmo tipo de teste já havia sido realizado anteriormente pela bióloga do Instituto de Educação e Pesquisa Científica de Calcutá (Índia) com animais de estimação e seus tutores. Também foram feitos experimentos com pequenas mudanças em relação ao original, com as pessoas ficando mais próximas dos potes.

Segundo a autora, o cão consegue avaliar melhor a intenção humana e tomar a sua decisão quando a pessoa está mais distante da tigela. Isso também permite que ele processe o resultado da ação de forma mais rápida, considerando se valeu a pena ou não ter seguido o comando. Inteligentes por natureza

A conclusão da pesquisa, realizada em 2020 e publicada na revista Frontiers in Psychology, é de que os cães de rua possuem uma capacidade inata de entender determinados gestos humanos, independente de treinamento. Isso acontece mesmo se o animal tiver passado por experiências negativas.

Bhadra acredita que o resultado do estudo pode ajudar a reduzir os conflitos entre cães abandonados e humanos, evitando os maus-tratos que acontecem muitas vezes.

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/

Fonte: megacurioso Fotos: Divulgação

Leia também