Os maiores animais do mundo: gigantes da natureza

Curiosamente, existem registros desses animais há cerca de 444 milhões de anos


ator: segredosdomundo.r7.com Em primeiro lugar, os maiores animais do mundo referem-se às espécies que tem o maior comprimento em relação aos seus semelhantes. Sendo assim, encontram-se na natureza superando o tamanho de prédios imensos e até mesmo montanhas naturais. No geral, essas espécies costumam pertencer principalmente ao grupo de vertebrados.

Ou seja, trata-se de mamíferos, peixes, aves, anfíbios e répteis. Desse modo, caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de um crânio que protege o cérebro. Além disso, ainda há o sistema muscular geralmente simétrico e um sistema nervoso central.

Curiosamente, existem registros desses animais datando desde o período Siluriano, há cerca de 444 milhões de anos. Porém, precisa-se saber que os animais manifestam diferentes comprimentos na natureza, por razões que variam entre genética e habitat. Sendo assim, os maiores animais do mundo não dizem respeito à todas espécies desse grupo, mas sim de exemplares documentados.

Ademais, existem algumas denominações genéricas que referem-se a um grupo vasto de espécies. Como exemplo pode-se citar as cobras, que é o nome popular para designar sucuris, chegando a mais de 44 espécies no mundo inteiro. Por fim, conheça os maiores animais do mundo que se tem registro:

1) Baleia-azul, o maior animal do mundo
Curiosamente, existem registros desses animais há cerca de 444 milhões de anos
Em resumo, este não é somente o maior animal aquático, mas também o maior animal do mundo. Nesse sentido, estima-se ser a maior espécie que já existiu na história. Mais ainda, elas chegam a medir em torno de 25 metros, mas podem chegar até 33,5 metros e pesar 190 toneladas.

Ou seja, uma baleia equivale à altura de um prédio de 10 andares, pesando a soma do peso de 141 carros da marca Toyota Corolla. Ademais, tem um tamanho minimamente reduzido próximo a um avião Airbus A320, também um dos maiores modelos do mercado.

2) Elefante-africano
Os maiores animais do mundo: gigantes da natureza
A princípio, elefante-africano é a designação de um gênero da família elephantidae. Sendo assim, engloba a espécie elefante-da-savana e elefante-da-floresta. Apesar disso, estima-se que esses animais alcancem 4 metros de altura, pesando 11 toneladas. Comumente, encontra-se essa espécie em algumas esparsas regiões do continente africano.

3) Patagotitan mayorum, o gigante jurássico dentre os maiores animais do mundo
Curiosamente, existem registros desses animais há cerca de 444 milhões de anos
Como citado anteriormente, estima-se que a baleia-azul seja a maior espécie que existiu na Terra. Contudo, pesquisadores também apostam na espécie de dinossauro com o nome Patagotitan mayorum. Sobretudo, seria um animal descoberto por acaso na região da Patagônia em 2014, quando escavadores encontraram seus ossos fossilizados.

Desse modo, a reconstituição estima que o animal viveu no mundo há mais de 100 milhões de anos, medindo cerca de 26 metros de comprimento. Portanto, seria de fato um dos maiores animais que já existiu. Porém, não há comprovação ao certo sobre essas informações porque os registros são insuficientes para conclusões mais assertivas.

4) Anta, o maior mamífero do Brasil na lista de maiores animais do mundo
Os maiores animais do mundo: gigantes da natureza
Basicamente, um indivíduo adulto da popular anta brasileira chega a ter 300kg e medir 2,5 metros de comprimento. Sendo assim, estima-se que este é o único mamífero brasileiro terrestre com essas dimensões. Por fim, pode ainda ser vista em países como Paraguai, Colômbia, Venezuela, Argentina e no Brasil inteiro.

5) Girafa, um dos maiores animais do mundo em altura
Curiosamente, existem registros desses animais há cerca de 444 milhões de anos
Em primeiro lugar, a girafa já nasce com 2 metros de adulta, mas chega até 5 metros de altura na fase adulta. Porém, estima-se que a maior girafa do mundo seja a Girafa-masai, com 5,8 metros de altura aos 9 anos de idade. Apesar disso, a espécie sofre risco de extinsão nas regiões do continente africano que habita.

6) Salamandra-gigante-da-china
Os maiores animais do mundo: gigantes da natureza
Primeiramente, como o próprio nome surgere, essa é uma espécie enorme e original da China. Além disso, trata-se do maior anfíbio do mundo, com cerca de 2 metros de altura e mais de 45kg. Porém, sofre risco de extinção ainda que seja uma espécie de fácil localização nas regiões da China.

7) Tubarão-baleia
Curiosamente, existem registros desses animais há cerca de 444 milhões de anos
Como citado anteriormente, existem designações populares que agrupam espécies diferentes em um mesmo grupo. Nesse sentido, refere-se ao tubarão-baleia como o maior peixe do mundo, porque pode atingir até 20 metros de comprimento. Contudo, trata-se de um fenômeno raro, porque comumente encontra-se exemplares com cerca de 9 metros.

8) Urso-polar, o maior carnívoro do mundo na lista de maiores animais
do mundo: gigantes da natureza
Também popular como urso-polar ou urso-branco, este é um animal solitário que vive no círuclo polar Ártico. Ou seja, está present em lugares como Alasca, Groenlândia e até a Rússia. No geral, as espécies adultas chegam a ter 2,5 metros de comprimento e ultrapassar os 800kg. Apesar disso, essas são as espécies que mais sofrem com os efeitos do aquecimento global.

9) Crocodilo-de-água-salgada
Os maiores animais do mundo: gigantes da natureza
Mais do que um crocodilo que nada no mar, essa espécie é o maior réptil do mundo. Desse modo, chega até 7 metros de comprimento, e pesa até uma tonelada. Além disso, encontra-se em águas costeiras, rios, estuários e pântanos nas regiões próximas aos Oceanos Pacífico e Índico.

10) Avestruz
Os maiores animais
Sobretudo, trata-se de uma espécie gigantesca que chega até 2 metros de comprimento, com o peso variando entre 90 e 130 kg. Além disso, estima-se que esses animais são as maiores aves do mundo, chegando a comer cerca de 3,5 kg de alimentos por dia. Porém, são tradicionais na região do sudoeste da Ásia e da Península Arábica.

11) Pelagornis sandersi, a maior ave jurássica na lista de maiores animais do mundo
Os maiores animais do mundo: gigantes da natureza
Curiosamente, há 24 milhões de anos existiu uma ave que entrou para a história como a maior ave que já existiu na Terra. Desse modo, tinha asas longas que chegavam a medir 7 metros de envergadura entre as pontas das asas. Sendo assim, poderia voar grandes diferenças, diferentemente do avestruz.

12) Lula-colossal
Os maiores animais do mundo: gigantes da natureza
Mais ainda, estima-se que a lula-colossal seja a maior invertebrada do mundo. Nesse sentido, pode atingir 14 metros de comprimento quando medida desde os tentáculos até a cabeça. Além disso, chega a medir quase meia tonelada, com olhos do tamanho de pratos e ventosas dos tentáculos com o diâmetro de pneus.

13) Baleia-comum
animais
Também com o título de segundo maior animal do planeta, essa espécie chega a medir 27 metros de comprimento, pesando mais de 7o toneladas. Desse modo, costuma-se caracterizá-la pela presença de uma cor cinza na parte superior e a cor branca na parte posterior. Apesar disso, é uma espécie ameaçada por causa da pesca predativa.

14) Anaconda
Os maiores animais do mundo: gigantes da natureza
Por fim, tem-se as anacondas como os maiores animais do mundo, porque chegam a medir 8 metros ou mais. Além disso, podem pesar quase 200kg. No geral, habita a região das bacias hidrográficas da América do Sul, principalmente na Venezuela, Clômbia, Brasil e Peru.

+ Curiosidades sobre a cobra mulçumana
+ Curiosidades sobre as cobras

Fonte: segredosdomundo.r7.com Fotos: Divulgação

Leia também