Saiba se a aranha de jardim é venenosa e perigosa

A picada dói um pouco, mas o veneno dessas aranhas não representa risco algum à saúde dos seres humanos


ator: www.hipercultura.com A aranha-de-jardim (gênero Lycosa), também conhecida como aranha-de-grama, tarântula e aranha-lobo, pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil. Aranhas-de-jardim costumam ser avistadas em gramados, pastagens, jardins e até dentro de casa. Não são agressivas, mas podem picar. A picada dói um pouco, mas o veneno dessas aranhas não representa risco algum à saúde dos seres humanos. Portanto, são venenosas, mas não são perigosas.









O que causa a picada da aranha-de-jardim
A picada dói um pouco, mas o veneno dessas aranhas não representa risco algum à saúde dos seres humanos

No geral, a picada da aranha-de-jardim produz dor passageira, vermelhidão e inchaço. Não é preciso fazer tratamento com antídoto. Em pessoas alérgicas, os sintomas podem ser mais desagradáveis.

É verdade que o veneno da aranha-de-jardim tem ação proteolítica, tal como o da perigosa aranha-marrom. Isso significa que o veneno pode levar à necrose da área picada em decorrência da decomposição das proteínas.

Apesar disso, não é preciso se preocupar. Acidentes envolvendo aranhas-de-jardim, embora sejam comuns, não evoluem para casos graves. Isso porque o veneno desse gênero de aranhas é muito pouco tóxico – o mesmo não se pode dizer em relação à aranha-marrom, uma das mais venenosas do Brasil.

Principais características da aranha-de-jardim

Aranhas-de-jardim não constroem teias. São animais errantes – ou seja, vivem no solo e caminham bastante. Elas constroem suas tocas juntando com fios de seda as folhas secas que ficam no solo. Costumam figurar em listas de aranhas domésticas, já que sua presença em áreas urbanas é bastante comum. Costumam ser mais avistadas nas estações quentes, época ideal para a reprodução.
Saiba se a aranha de jardim é venenosa e perigosa

São bastante ágeis e agitadas, o que não significa que sejam agressivas. A reação desses bichos quando cruzam nosso caminho é fugir o mais rápido possível.

Essas aranhas são exímias caçadoras. Aliás, são suas habilidades de caça que deram origem ao nome aranha-lobo, pelo qual elas são conhecidas fora do Brasil. Tal como fazem os lobos, as aranhas-de-jardim perseguem suas presas. Quando conseguem capturá-las, fincam suas enormes quelíceras alaranjadas no corpo de suas vítimas. Aranhas-de-jardim comem grilos, moscas, baratas e outros insetos.
A picada dói um pouco, mas o veneno dessas aranhas não representa risco algum à saúde dos seres humanos

Medem entre 3 e 5 cm. As fêmeas, que são maiores, podem atingir até 8 cm de envergadura (mais ou menos 3 cm de corpo). Os machos, embora sejam menores, têm pernas relativamente mais longas.

Há uma informação interessante sobre as fêmeas. Após se acasalarem, elas põem seus ovos (cerca de 800!) e os arrastam para lá e para cá dentro de um saco de seda (chamado ooteca ou ovissaco) que fica atado às suas fiandeiras. Quando os ovinhos eclodem, os filhotinhos passam a viver no dorso materno, podendo passar vários dias “montados” no corpo da progenitora. Os filhotes ficam ali até a próxima troca de carapaça da mãe.
Saiba se a aranha de jardim é venenosa e perigosa

Em relação à cor, há variações. Isso depende da espécie (são centenas no mundo todo) e da região onde esses animais vivem. No geral, aranhas-de-jardim são marrom-claras, marrom-escuras ou acinzentadas.

Sua marca registrada é um desenho preto em formato de ponta de flecha localizado no dorso do abdômen (ou seja, nas suas “costas”). Outra característica marcante são as manchas negras em forma de pequenos raios situadas no cefalotórax (parte do corpo onde fica o tórax e a cabeça do animal).

Veja como é e onde fica a marca distintiva da aranha-de-jardim
A picada dói um pouco, mas o veneno dessas aranhas não representa risco algum à saúde dos seres humanos

Qual a diferença entre a aranha-de-jardim e a armadeira?

Algumas características físicas são importantes para diferenciar a aranha-de-jardim de outra aranha bastante comum no Brasil: a armadeira (do gênero Phoneutria). A armadeira é uma das aranhas mais perigosas do mundo, dona de um veneno altamente tóxico e que pode matar um ser humano.

Enquanto a aranha-de-jardim tem essa seta escura no dorso, a armadeira tem no mesmo lugar desenhos arredondados que lembram pequenos corações. Além disso, a armadeira é maior que a aranha-de-jardim, podendo chegar a 17 cm de envergadura (contando as patas).
Saiba se a aranha de jardim é venenosa e perigosa

Seja como for, as duas aranhas são bem parecidas. Por isso, é extremamente arriscado querer manusear ou interagir com uma aranha que tenha as características gerais de uma aranha-de-jardim. Você corre o risco de estar confundindo uma aranha perigosa com uma inofensiva. Portanto, todo cuidado é pouco. Fonte: www.hipercultura.com Fotos: Divulgação

Leia também